O samba

18/07/2009 at 5:43 PM Deixe um comentário

Existem vários tipos de samba no Brasil: Samba canção, samba enredo, Samba de partido alto, Pagode, Samba carnavalesco, Samba-exaltação, Samba de breque, Samba de gafieira.

Samba canção é um ritmo mais melodioso, com temas mais românticos, podendo ser dividido segundo estudiosos em duas gerações:

  • A primeira geração destacando-se por seu ritmo mais lento, assemelhando-se as cantigas medievais, por tratar de temas de amores não concretizados, saudades dos amores perdidos, nao conquistados, etc.
  • A segunda geração apresenta algumas mudanças por exemplo a utilização da musica eletronica, a utilização do teclado, a influenciadao pela musica sertaneja. Por causa de seus temas, esse tipo de musica ficou conhecida tambem como fossa «dor de cotovelo».

Samba enredo é um samba apresentado pelas escolas de samba no carnaval, as letras dessas canções apresentam temas culturais e sociais, como por exemplo, nesse ano (2009), a escola de samba Academicos do Grande Rio fez uma homenagem à França com o samba enredo “Voila, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê”.

 

O Samba de partido alto existe desde a década de 1930, é considerado como um sub-gênero do samba. O partido alto moderno apresenta um refrao e as outras partes da musica são improvisadas pelos cantadores.

O Pagode como o samba havia ficado esquecido no inicio dos anos 80, os seus seguidores começaram a reunir-se nos fundos de quintal para apresentar suas novas composições para os vizinhos.

Assim o samba ressurge com uma nova roupagem, utilizando novos instrumentos como o banjo com braço de cavaquinho, o tantan os quais davam uma sonoridade diferente , alem de trazer uma linguagem mais popular, simples e romântica.

Algumas bandas e cantores de pagode: Exaltasamba, Negritude Junior, Os Morenos, Terra Samba, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Alcione, Jorge Aragão, dentre outros.

Samba carnavalesco são os sambas feitos para serem tocados e dançados durante o carnaval. A prefeitura oferecia prêmios aos compositores desse tipo de samba. E e claro que eles se esforçavam ao maximo para ganhar o concurso. Dentre esse tipos de samba estão as marchinhas.

Abre Alas Marchinhas de Carnaval
Composição: by Chiquinha Gonzaga

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganar

 

Samba-exaltação enaltece o Brasil, que diz sobre suas belezas, seu povo, sua cultura, revelando o amor pela patria. E geralmente acompanhado de uma orquestra. Ha um samba exaltação bastante conhecido no mundo que é “AQUARELA DO BRASIL” de Ary Barroso.

Samba de breque surgido na decada de 1950, o samba é intercalado com comentarios humoristicos e criticos feito pelos interpretes. E considerado como um sub-gênero musical vindo do samba.

Samba de gafieira surgiu nos cabarés e gafieiras, firmando-se nos anos 40. Atualmente, o samba gafieira incorporou alguns passos do tango argentino. Esse tipo de samba é mais dançado no Rio de janeiro e em São Paulo.

Nesse tipo de samba são utilizados instrumentos como: cavaquinho, varios tipos de violão, instrumentos de percussão, trombones, trompetes, flauta e clarineta.

Entry filed under: Cultura. Tags: .

Rui Barbosa Uma pequena homenagem ao carioca ;D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
    jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: